Plano de Ação para a Transição Digital das Escolas
Plano de Ação para a Transição Digital das Escolas
No âmbito do Plano de Capacitação Digital de Docentes decorreu no mês de janeiro a fase de diagnóstico, por autorreflexão, do nível de proficiência digital dos docentes, através do preenchimento do questionário Check-In. Uma etapa fundamental para aferir o nível de proficiência digital dos docentes e lhes proporcionar a formação mais adequada, de forma a garantir o desenvolvimento das suas competências digitais.
Dos professores afetos ao Centro Educatis 73,3% responderam ao Check-In. Para que os docentes que não responderam ao Check-In tivessem uma nova oportunidade de o fazer, foi criada uma nova fase de submissão de respostas ao questionário, que decorreu no final do mês de fevereiro.
Ainda no mês de fevereiro foi concluída a formação de capacitação e acompanhamento à Transição Digital das Escolas dirigida aos Embaixadores Digitais e Diretores dos CFAE.
Associada à formação docente, irá iniciar-se no mês de março a capacitação das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas (EDD), a dinamizar pelo Embaixador Digital. Em cada Agrupamento de Escolas será constituída uma EDD que, com base na análise dos resultados da implementação de ferramentas de diagnóstico, irá conceber, implementar e monitorizar os respetivos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Ao longo do tempo o PADDE será avaliado e reformulado para que se cumpram os objetivos nele traçados.
Pretende-se que o PADDE seja um instrumento que venha reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital, nas dimensões organizacional, pedagógica e tecnológica, e nas práticas das organizações educativas, no sentido de as adequar aos desafios da sociedade atual.
2021-03-11 10:42:37