Notícias

  • Julho, 2020
  • Encontro virtual de professores participantes no projeto "Vamos Cuidar no Planeta"

    No dia 3 de julho, entre as 10h30 e as 12h30, terá lugar o encontro virtual de professores participantes no projeto "Vamos Cuidar no Planeta", através da plataforma Zoom.

    Este encontro promove a partilha da experiência de participação dos professores no projeto, pelo que haverá a intervenção de professores dos Agrupamentos Associados do Centro Educatis. Esta iniciativa pretende dar conta dos próximos passos do projeto, destinando-se a todos os professores que participaram na ação de formação, bem como a outros professores das escolas participantes que tenham interesse em estar presentes.

    https://vamoscuidardoplaneta.wixsite.com/vcdp
  • Comunidades de Prática

    O Centro Educatis realizou duas ACD de 6 horas cada, com a designação geral de "Comunidades de prática". Num primeiro momento, o  tema foi "A Pedagogia do Ensino a Distância" e tivemos do privilégio de ouvir e interagir com Professora Doutora Cláudia Neves da Universidade Aberta de Lisboa, formadora com ampla experiência nesta área. Os formandos participaram via Zoom e de forma assíncrona através do Moodle do Centro Educatis

    A segunda ACD intitulada " A Escola Inclusiva em tempos de distanciamento social" foi orientada pela formadora Ilda Neves e pela representante AFC, Raquel Oliveira. Nesta ACD, os formandos de todos os grupos de recrutamento e de vários Agrupamentos trabalharam em grupos, nas salas simultâneas do Zoom, partilhando as suas experiências e práticas no âmbito da inclusão. Nas horas de trabalho assíncrono, para além do recurso ao Moodle, os formandos tiveram acesso a questionários no Google e publicaram as suas reflexões num padlet: https://padlet.com/afceducatis/guyzskw1fde0pdad

    Read More

  • Sítio do Educatis sobre Escolas Inclusivas

    No âmbito do tema da Escola Inclusiva e considerando os normativos 54/ 2018 e 55/ 2018  de 6 de julho, o Centro Educatis reuniu recursos e vários materiais numa página web que  aborda aspetos com o Desenho Universal para a aprendizagem,  a abordagem multinível, os recursos específicos de apoio à inclusão o papel da EMAEI,  instrumentos de autorreflexão, entre outros.

    Também foi criada uma disciplina no Moodle, inserida na categoria "5 -Recursos Educativos" intitulada "Escola Inclusiva", disponível a todos os utilizadores inscritos mediante autoinscrição.

    https://sites.google.com/view/escolasinclusivas/home
  • Última sessão da Oficina de Formação "Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação"

    No passado dia 24 de junho teve lugar a última sessão da Oficina de Formação "Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação" integrada no Projeto Nacional MAIA, coordenado pelo Professor Doutor Domingos Fernandes.
    A apresentação dos Projetos de Intervenção a implementar nos Agrupamentos envolvidos - Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos e Samora Correia - representa o início de uma outra etapa rumo à mudança e a novos desafios.
    A formação foi conduzida pela formadora Leonor Cadório e contou com a participação da representante no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, Raquel Oliveira.
    A todos os participantes um enorme agradecimento.

  • Maio, 2020
  • Perguntas Frequentes - DGAE: Avaliação do desempenho docente e formação

    Considerando que a atual situação de pandemia determinou a suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, inviabilizando o cumprimento dos requisitos para a progressão na carreira docente, designadamente a formação contínua, a avaliação do desempenho docente, a observação de aulas, foram interrompidos procedimentos já iniciados ou adiados outros já previstos. Assim, na sequência da Circular N.º B20028014G de 14.04.2020 , a DGAE publicou as "Perguntas Frequentes", documento cuja leitura se aconselha.


    Perguntas_frequentes_Circular_B20028014G_de_14-04-2020_1_1.pdf





  • Abril, 2020
  • Medidas excecionais e temporárias na área da formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas

    O Centro Educatis divulga a Circular da DGAE sobre medidas excecionais e temporárias na área da formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas:

    A publicação do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, que decretou a suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, bem como a publicação do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, que determinou, face à declaração do estado de emergência em Portugal, entre outras medidas, a obrigação de recolhimento domiciliário dos cidadãos, podem inviabilizar o cumprimento dos requisitos obrigatórios para a progressão na carreira docente, designadamente a formação contínua, a avaliação do desempenho docente e a observação de aulas.

    Assim, conforme estatuído no n.º 3 do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 14 de abril, e de modo a garantir que os Centros de Formação de Associação de Escolas, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas e os docentes tenham oportunidade de desenvolver/concluir os procedimentos necessários ao cumprimento daqueles requisitos foi adotado um conjunto de medidas excecionais, que se encontram explicitadas na Circular B20028014G:


    Circular_-_Formaco_e_Avaliaco_em_tempo_de_exceco.pdf
  • Ciclo de LE@DTalks em Tempo de Pandemia

    O Centro Educatis divulga o Ciclo de LE@DTalks em Tempo de Pandemia:

    O Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) em associação com o Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta organiza uma LE@D Talk sobre educação em tempo de pandemia: “A ação dos diretores escolares nos processos de transição digital”.

    Nesse sentido, terá lugar uma sessão LEAD Talks no dia 5 de maio às 17h30 que contará com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Benavente, Mário Santos (ver cartaz).

    As LEAD Talks são sessões realizadas por investigadores do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, sediado na Universidade Aberta. Estas sessões giram em torno de temáticas de investigação do LE@D e nos últimos 10 anos têm contado com a participação de investigadores (nacionais ou internacionais) e/ou atores da sociedade civil envolvidos em temas que são investigados pelo LE@D.

    As sessões decorrem online, sendo necessária uma inscrição prévia.

    Mais informações e todas as iniciativas em: https://lead.uab.pt

    Cartaz de dia 5 de maio: Lead_Talks_Sessao_5_MAIO.pdf
  • Questionário Formandos e Formadores

    A atual situação de pandemia causada pelo Covid 19 inviabiliza a realização de formação presencial.
    Assim, o Centro Educatis criou um questionário que constitui uma forma de aferir, antecipadamente, os recursos/ equipamentos/ competências digitais que cada formando dispõe para garantir a sua participação nas sessões síncronas e assíncronas de formação a distância.
    Agradecemos, desde já, a vossa resposta ao referido questionário, enviado por correio eletrónico, dirigido neste primeiro momento, a quem está inscrito numa das seguintes ações:

    - 02/ 2020 - Planificar, construir, monitorizar e avaliar um projeto nas línguas;
    - 04/ 2020 - Aprendizagem ativa com recurso às TIC;
    - 07/ 2020 - A escola como comunidade aprendente;
    - 08/ 2020 - Articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico;
    - 11/ 2020 - A História Local no processo Ensino-aprendizagem: perspetivas, contributos e desafios;
    - 12/ 2020 - A História Local no processo Ensino-aprendizagem: perspetivas, contributos e desafios;
    - 14/ 2020 - Educação para a cidadania: que desafios?;
    - 15/ 2020 - Tecnologias Educativas para os Direitos Humanos, Diversidade, Identidade e Cidadania Ativa;
    - 16/ 2020 - O Nosso Universo Geometrizado;
    - 20/2020 - Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino e da Avaliação;

    Centro Educatis: Estamos On
  • Março, 2020
  • Formação de Formadores do Centro Educatis: "Metodologias e ferramentas de trabalho a distância"

    Neste contexto atual e suas contingências, importa encontrar novas formas de trabalho e formação.
    Assim, o Centro Educatis, com o objetivo de melhor organizar e monitorizar os processos de formação a distância, correspondeu à proposta de formação de formadores lançada pelas Professoras Cristina Novo e Ana Torres da Escola Superior de Educação de Santarém.
    Deste modo, amanhã - dia 18 de março - ocorrerá uma sessão online, em modalidade síncrona, destinada a formadores do Centro Educatis. Nesta sessão, será feito um enquadramento da modalidade de ensino a distância e apresentadas as ferramentas e mostrado o seu funcionamento.
  • Fevereiro, 2020
  • Colóquio "Estado da Educação – Que implicações para as políticas educativas?"

    Decorreu no dia 20.02.2020, o colóquio "Estado da Educação – Que implicações para as políticas educativas?" organizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Esta questão foi introduzida pelos oradores Júlio Pedrosa, Adelina Precatado, Ariana Cosme e Maria João Valente Rosa, com a moderação de Bártolo Paiva Campos.

    O Estado da Educação 2018 é uma relatório anual publicado pelo CNE desde 2010, que apresenta dados e indicadores sobre a educação em Portugal e na Europa. A edição deste ano, inclui três partes:

    I - Dados de referência - Quadro de referência para as políticas europeias e nacionais e Indicadores para Portugal;
    II - Todos podem aprender: oito casos em análise - escolas e outras instituições educativas exemplificativas de estratégias de mudança para uma aprendizagem inclusiva com sucesso pleno;
    III - Olhares para o Futuro - textos de diferentes autores que identificam áreas e problemas prioritárias.

    Este relatório integra dados e informações fundamentais para uma reflexão e debate sobre a educação no nosso país.

  • Planos de Inovação

    A Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, define e consagra às escolas uma maior flexibilidade curricular, concretizada numa gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário.
    Neste âmbito, o presente normativo estabelece os termos e as condições da adoção e implementação de um plano de inovação necessário quando a escola decide que uma gestão superior a 25% permite desenhar respostas mais adequadas ao contexto da sua comunidade educativa, tendo em vista quer a promoção da qualidade das aprendizagens, quer o sucesso pleno dos alunos.
    No presente ano letivo 2019/2020, 78 Agrupamentos - a nível nacional - viram os seus Planos de Inovação aprovados, sendo um deles o Agrupamento de Escolas de Benavente.
    Cada Agrupamento com um Plano de Inovação aprovado tem a responsabilidade de promover a sua publicitação na Internet, no sítio institucional da escola.
  • Reunião ASPEA e rede dos CFAE da Lezíria e Médio Tejo

    No passado dia 17.02.2020, no âmbito do projeto da ASPEA “Vamos Cuidar do Planeta!”, as coordenadoras do projeto, Laura González Munera e Maria João Correia, reuniram com os diretores da Rede dos CFAE da Lezíria e Médio Tejo que inclui os Centros Educatis, A23, Templários, Lezíria Oeste e Lezíria Tejo. Nesta sessão de trabalho foram abordados vários assuntos, nomeadamente o processo de implementação do projeto nas escolas, bem como a organização das conferências escolares e regionais, entre outros.
  • A História Local no Processo Ensino-Aprendizagem: Perspetivas, Contributos e Desafios

    Artigo por Mário Silva - Professor de História do AE de Benavente e formando da ação

    Está a decorrer (entre janeiro e março) na Escola Secundária de Benavente, esta ação que tem a história local como pano de fundo. Uma iniciativa inédita, com um modelo diferente e nunca antes posto em prática, e que, por isso mesmo, trouxe desafios e exigências acrescidas a este Centro de Formação EDUCATIS.
    Estão inscritos 31 formandos, divididos por duas turmas. São docentes dos grupos 200 e 400, provenientes das escolas desta sub-região - Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos.
    As temáticas abordadas nas sessões incidem sobre aspetos da realidade histórica de cada um destes três concelhos. Há, por conseguinte, uma intencionalidade de divulgar os trabalhos de investigação e de mobilizar, de forma transversal, o conhecimento deste território sul-ribatejano.
    Outra das novidades é o número de palestrantes/oradores que participam e intervêm ao longo dos vários módulos nesta acção de formação. Há docentes, ainda no ativo; há professores aposentados; há investigadores; arqueólogos, técnicos superiores dos museus, etc., num esforço conjunto de carrear informação e mobilizar conhecimento sobre o passado histórico destes três concelhos e até da sua relação com a história regional e nacional.
    Relativamente à presença e colaboração das três autarquias, através dos respetivos museus, ela tem sido determinante. Aliás, sem essa colaboração não teria sido possível implementar este modelo de formação. Tal colaboração e parceria consubstanciou-se, quer na participação dos técnicos e investigadores e arqueólogos como palestrantes, quer no transporte dos formandos aquando das saídas de campo, quer na organização das visitas ao terreno.
    De resto, do conjunto das 25 horas, introduzimos uma dupla componente: teórica (nas sessões) e prática (nas visitas guiadas em cada um dos concelhos).
    E para tornar mais consistente e dar coerência a esta abordagem transversal, procurámos seguir uma linha cronológica. Da Antiguidade à época contemporânea, foram trazidos à colação temáticas – as mais diversas – que trouxeram, mais uma vez, a ideia de transversalidade, um fio condutor através do qual melhor se compreende a evolução de um território ao longo dos séculos.
    Por fim, mas não em último, há que sublinhar a presença de vários saberes e disciplinas. Além da História, contámos também com o contributo sempre precioso da arqueologia, da antropologia, da etnografia…
    Saber se vai ser possível, ou não, retomar uma formação deste tipo, o futuro o dirá.

    (Imagens: Visita de estudo à Companhia das Lezírias e a Benavente)
  • Plano Nacional das Artes

    O Plano Nacional das Artes (PNA), desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, pretende levar as artes aos cidadãos, especialmente às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.
    O plano de ação estratégica compreende três eixos: A - Política Cultural; B - Capacitação; e C - Educação e Acesso e tem a intenção de desenvolver redes e parcerias entre diferentes entidades, em articulação com planos, programas e redes já existentes, incentivando o compromisso cultural das comunidades e organizações.

    Read More

  • 2.ª fase da Avaliação de Desempenho Docente

    No âmbito da 2.ª fase da Avaliação de Desempenho Docente, serão avaliados cerca de 140 docentes, estando envolvidos 80 avaliadores externos dos diferentes Agrupamentos Associados.
    Neste contexto, o Centro Educatis organizou duas Ações de Curta Duração, as ações n.º 17 e n.º 18, planeadas com múltiplos intuitos, nomeadamente os sentidos da Avaliação de Desempenho Docente, o perfil funcional do Avaliador Externo, observação de aulas e instrumentos de observação. Nestes encontros, conduzidos pelas formadoras Ilda Neves e Laura Silva, identificaram-se, ainda, os diferentes momentos deste processo. A Coordenadora da Bolsa de Avaliadores - a Diretora do Centro - participou nestas ações, estabelecendo uma interação direta com os formandos presente.

Página 1 de 3, totalizando 42 artigos